Pontos de Vista

António Mendes Nunes

Alvarinho escondido com rabo de fora…

Na época da contingentação dos automóveis, que vigorou até meados da década de 1980, as estradas portuguesas eram muito monovarietais. Primeiro só se viam Mini, depois só se viam Renault 5. O que é que isto tem a ver com a cultura da vinha? É…
Francisco Mota

A Porsche é que manda!

Cada nova versão do 911 é um sucesso instantâneo, esgotando em pouco tempo. Incrível, para uma marca que hoje produz 70% de SUV.
António Mendes Nunes

Brincar também é uma arte

"... e se não conduzir!": Brincar també é uma arte
Francisco Mota

Fiat mata Lancia

Os sites da Lancia foram “desativados” esta semana, é o último prego no caixão da marca que nasceu em 1906 e ficou para sempre na história dos ralis. Para quem gosta de automóveis e foi adolescente nos anos oitenta e noventa, a primeira imagem que…
Francisco Mota

Oslo, o inferno dos elétricos

A capital da Noruega, Oslo, é apontada como o paraíso dos automóveis elétricos, mas o crescimento das vendas foi tão rápido que se está a transformar num inferno.
António Mendes Nunes

Um Dão e uma homenagem

... E se não conduzir: Um Dão e uma homenagem O Dão Terras Altas acaba de surgir no mercado com uma nova roupagem, salvo erro, a terceira desde que foi lançado no mercado na década de 1950. Esta nova imagem faz uma justa homenagem a…
Rui Reis

Obrigado e boa viagem

Podia começar esta crónica apelando ao papel social que uma empresa como a Brisa, que gera mais de 500 milhões de euros em portagens anualmente (dados de 2016), deveria ter, mas como há muito perdi a visão romântica deste tema, centro-me apenas nos factos. Trocar…
Pedro Nascimento

Fim do domínio = ano da Ferrari?

Para a maioria dos fãs de Fórmula 1, o aborrecimento é total quando um construtor domina. Curiosamente, quando é a Ferrari a dominar, as queixas são menores…
Pedro Silva

Os meus carros: libertar a magia

Os construtores precisam que respeitar normas cada vez mais rígidas, algumas bastante idiotas e sem uma razão fundamentada que as sustente. Mas é mesmo assim. Depois, os carros, mesmos os desportivos que já cumprem as referidas normas que obrigam a algumas concessões (por exemplo, é…
António Mendes Nunes

Quinta do Pôpa em grande forma

...E se não conduzir: Quinta do Pôpa em grande forma Quem gosta mesmo de vinho ou de automóveis nunca pode ficar insensível à história que suporta cada um destes grandes prazeres da vida. Quem fez o vinho, como, onde, com que uvas, de que vinhas…
Francisco Mota

Carros com garantia vitalícia

A Lynk & Co, a nova marca da chinesa Geely, portanto irmã da Volvo, acaba de lançar mais uma “bomba” de comunicação, ao dizer que os seus carros vão ter garantia vitalícia. Esqueça os sete anos da Kia, ou os trinta anos anti corrosão da…
José Moreno

Soluções de mobilidade em Lisboa

Quem anda mais atento à paisagem motorizada de Lisboa, certamente já reparou na presença de dois espécimes diferentes e até algo estranhos. Uma scooter em tons de branco, azul e verde com a inscrição "eCooltra" e uns curiosos Opel Adam que se destacam pela sua…
Francisco Mota

A cambalhota da Seat

Há seis anos apenas, a saúde financeira da Seat estava longe de entusiasmar o conselho de administração do grupo VW que, no entanto, se preparava para fazer um grande investimento na marca espanhola, talvez o último. A anterior estratégia de produto não tinha funcionado em…
Alexandre Rodrigues

À lei da lycra

Automobilistas e ciclistas nunca foram muito amigos no que respeita aos direitos de utilização da estrada. Utilizo uma pequena parte da Av. Marginal entre Algés e Caxias e nesse curto percurso tenho presenciado verdadeiros atentados ao civismo – para não falar ao Código da Estrada –…
José Ribeiro

Grande risco…

Está na ordem do dia, a notícia de Fernando Alonso não disputar o Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1, para ir correr as 500 Milhas de Indianapolis. Para quem segue a Fórmula 1 e o desporto automóvel internacional há muitos anos, sabe que isto…
Francisco Mota

Quem tramou a Maserati?

“Bom… não tenho muito para vos dizer.” Desta maneira desconcertante começou uma mesa redonda com o CEO da Maserati, Reid Bigland, para a qual fui convidado. Não havia carros novos a anunciar para breve, que era aquilo que me interessava saber, apenas números. Mas até…
Jose Branco

Clubismos à parte

Não é apenas no desporto que a “clubite” se apodera da mente dos adeptos mais fervorosos, toldando-os muitas vezes de uma visão mais objetiva. No igualmente apaixonado (e apaixonante) mundo dos automóveis, as discussões sobre se este ou aquele é melhor do que o outro…
Francisco Mota

Fuel Cell, que futuro?

No preciso momento em que eu estava a terminar a minha coluna de opinião para a próxima edição da revista “Super Interessante”, refletindo sobre o enorme trabalho da Honda no desenvolvimento da segunda geração do seu Clarity Fuel Cell, eis que surgiu o comunicado da…
Paulo Marmé

Operação pedagógica

A operação “Via Livre” que a GNR lançou, com o objetivo de alertar os condutores para a regra da circulação do Código da Estrada que impõe que os veículos devem circular na via da direita, merece elogios. Elogios pelo conteúdo e elogios pela forma. Quanto…
Francisco Mota

O regresso do Alpine A110

O renascimento da Alpine não tem sido uma tarefa fácil. Primeiro foi uma tentativa de associação com a Caterham, para partilhar uma nova plataforma e cada marca fazer os seus muito esperados novos desportivos. Mas a marca inglesa não estava à altura, financeiramente, e teve…

Assine Já

Edição nº 1436
Já nas bancas

Digital Papel

Os mais recentes